Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Compositora mineira abre os caminhos do seu primeiro disco, intitulado “Venusiana”
No próximo dia 18 de março, sexta-feira, a cantora e compositora mineira Sofia Cupertino apresenta a canção “Deixa Eu”. Escolhida para inaugurar os caminhos de seu primeiro disco, a música foi feita em parceria com a artista paulista Iara Ferreira, que a partir da melodia criada por Sofia escreveu a letra. A faixa traz a participação especial e a voz inconfundível da cantora e violonista carioca Luísa Lacerda, parceira e amiga que muito colaborou para a concepção do álbum.
“O resultado foi uma canção cheia de esperança, partindo do ponto de vista de uma mulher que sonha em ocupar lugares antes destinados exclusivamente aos homens e que se inspira em ícones brasileiras como Marta e Dona Ivone Lara. A letra projeta o vislumbre de uma sociedade menos patriarcal e mais livre, sendo este o grande mote do trabalho”, afirma Sofia.
Por ser uma canção que chega ao mundo somando o talento de três potentes artistas da nova geração, “Deixa Eu” representa “Venusiana” de maneira genuína. Em uma referência à deusa Vênus, o disco engloba em suas faixas as múltiplas e contraditórias facetas da mulher.
“Venusiana” está previsto para abril de 2022 e conta com arranjos e produção musical de Rafael Macedo, músico já premiado pelo BDMG e que traz no currículo trabalhos com Hermeto Pascoal, UAKITI, Graveola e o Lixo Polifônico, Coletivo A.N.A., Leopoldina Azevedo, entre outras. No single, assim como no disco, se torna clara a desenvoltura e cuidado de um arranjador experiente na sua escrita para a banda: clarinete, violoncelo, violão, vozes, vibrafone, baixo acústico e percussão. A sonoridade de “Deixa Eu” foi pensada de forma a potencializar a letra e música de Sofia, com sua força e delicadeza, através de um arranjo meticuloso e cheios de camadas surpreendentes.
Link pre-save: https://tratore.ffm.to/deixaeu
Apesar de este ser seu primeiro álbum solo, Sofia Cupertino já possui uma carreira de grandes feitos. Apresentou-se em projetos como o “Sonora Festival”, “Caixa Acústica”, “Sarau Tranquilo BH”, “Projeto Elas”, “Palco Cantautores”, “Música S.A.”, entre outros. Em 2021, lançou o álbum “Inventário de Mulheres Possíveis”, ao lado de Sol Bueno e Ana F., que se originou como trilha sonora do espetáculo de dança de mesmo nome, da companhia Knesis. Sofia já gravou em discos importantes da cena mineira como no álbum-livro “Líricas Breves para a Construção de uma Alma” (Dea Trancoso), vencedor do Prêmio Flávio Henrique 2021, que conta com participações de grandes cantoras como Mônica Salmaso e Ná Ozzetti. Integrou projetos como o “Além Disso”, que apresenta releituras lado B do Clube da Esquina, o grupo vocal “Carona Brasil”, dirigido por Babaya e o “Projeto Alpercata”, de músicas autorais. Lançou junto a estes grupos o disco “De lá pra cá – D´aqui p´ra li” (Carona Brasil) e o EP “Vela Aberta” – EP (Alpercata).
TEXTO
luísa gontijo – retalho | comunicação e produção cultural