O músico e compositor cabo-verdiano Ary Morais lançou na sexta-feira 9 de junho o seu quinto álbum, intitulado “Cruzando Fronteiras, e a fadista Cláudia Madur é a convidada especial. Nascida em Baião, distrito do Porto, a cantora partilha com Ary a morna-fado “Bem-vindo a Boa Vista”, da autoria do músico e dedicada à ilha natal.
O convite para este dueto lusófono, de acordo com este artista boa-vistense, surgiu em 2015 numa altura em que a Cláudia Madur participou no Festival da Lusofonia em Oslo. Ary Morais convidou a fadista para gravar uma canção na língua crioula e portuguesa. “Resultou numa mistura da morna e fado numa canção de alma, de nostalgia e de saudade”.
A colaboração de Ary Morais com Cláudia Madur, prossegue a nota, é mais um exemplo da raiz comum do fado e da morna. Mas o CD conta ainda com a participação de conceituados músicos cabo-verdianos, portugueses e noruegueses e é composto por oito faixas da sua autoria com excepção da morna galope “Fusquinha”, escrita por Serapião Oliveira, “Nha Vão”.
Gravado entre Agosto 2022 e Fevereiro 2023 em Oslo, Lisboa e Porto este álbum é uma viagem pelos mais conhecidos estilos musicais cabo-verdianos como a morna, coladeira e a mazurca e pelos ritmos caribenhos e baladas.
Confira o álbum no Spotify:
Natural da Boa Vista, Cabo Verde e radicado na Noruega desde 1995, Ary Morais começou na música aos 15 anos. A partida para a Noruega trouxe-lhe novos desafios como músico e foi lá que amadureceu as suas sonoridades. Hoje o artista é uma presença assídua em vários palcos da Europa.