Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Para todos que vem acompanhando essa pandemia em nosso Brasil, sabemos que breve vamos ter notícias boas, mas uma coisa que não sabemos ainda é quando isso vai acabar de verdade em geral? Sem querer essa pandemia veio logo em um ano que muitos alunos vinham se preparando para mais uma prova do grande teste, aquele teste esperado na vida de todos que amam a vida acadêmica, o Enem.
Esse ano de 2020 o Enem veio sendo muito esperado por todos, não sabemos o porquê, mas sabemos que todos os alunos estavam ansiosos para fazer as provas, só que infelizmente com essa pandemia todas as escolas fecharam as portas assim como todas as aulas preparatórias tiveram que ser canceladas. Mas o que muitos não esperavam, era a posição do Ministro da Educação, que está segurando a bandeira da realização do mesmo, como também lançou na rede de televisão uma propaganda muito revoltante para muitas pessoas, tanto da rede estadual como da rede particulares de ensinos.
A principal ironia da propaganda do Enem 2020, é que tudo que podemos ver são filhinhos de papai com seus quartos bem arrumadinhos, cheios de equipamentos caros, assim como mostra o primeiro rapaz que faz uma filmagem usando um pedestal com dois celulares, diferente da realidade oficial de muitos alunos que fazem parte de verdade do Enem.
Protegendo sempre a saúde e querendo realizar a prevenção de vidas, seguindo as ordens da OMS – Organização Mundial de Saúde, muitos gestores e alunos estão lutando contra essa ideia da realização do Enem, e vão segurando a Hashtag do #AdiarEnem, mas infelizmente assim como o presidente do Brasil o Ministro da Educação vai fazendo o mesmo, sem dar a mínima para o povo ambos vão remando contramaré, e o mesmo vai segurando a ideia de realizar a provar, e que todos podem até lá estudar em suas casas. Todos nós sabemos que essa remada só pode acabar em tragédia: primeiro que nem todos participantes do Enem tem as mesmas condições financeiras dos que passaram nas propagandas da televisão, e a pandemia do covid19 que chegou até ser comparada com a Peste Negra, que até hoje foi a pandemia, mas devastadora registrada na história, resultando a morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351, tendo um período de 1346 a 1353. Assim como a covid19 ela foi uma pandemia que poucos deram atenção no seu começo, uma atitude muito irresponsável que pode causar muitos problemas para todos nós.
Sabemos que primeiro do que tudo devemos cuidar da nossa saúde, e cuidamos do futuro de nossos alunos mantendo eles salvos de quaisquer doenças que possam atingi-los. Assim chegamos à conclusão que o adiamento do Enem é a melhor medida a ser tomada não apenas pelo Ministro da Educação, mas por todos os organizadores, pois darão oportunidade dos participantes estudar de verdade, e se preparar melhor. A realização do Enem feitas nas coxas com essa pandemia que estamos passando, é a mesma coisa de entregar uma máquina pesada a um motorista que possui apenas carteira de motorista nível A.
TEXTO: ASCOM/SLM
Sobre os diversos movimentos em face de um possível adiamento das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em suas versões impressa e digital, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarecem:
Por meio dos Editais 25 e 27, de 30 de março de 2020, foi lançado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) constando o cronograma com as datas para a solicitação de isenção e a justificativa pela ausência no Enem 2019, de 06 a 17 de abril de 2020, o período das inscrições entre 11 e 22 de maio de 2020, e a aplicação das provas impressas nos dias 1º e 8 de novembro e as provas digitais nos dias 11 e 18 de outubro de 2020.
Posteriormente, mesmo o índice de solicitação de isenção e de justificativa tendo sido altos, alcançando 3.423.835 registros, o Inep, a fim de que nenhum participante ficasse prejudicado, decidiu, administrativamente, que todos aqueles que têm direito à isenção nos termos do Edital terão seu pedido concedido, de ofício, no momento da inscrição, no período de 11 a 22 de maio de 2020. Além disso, alterou-se a data de aplicação da prova digital para os dias 22 e 29 de novembro. Tais ações ensejaram o lançamento dos Editais 33 e 34, de 22 de abril de 2020.
Por meio da Portaria 329, de 11 de março de 2020, foi instituído o Comitê Operativo de Emergência, com o objetivo de debater e definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus em instituições de ensino, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, com ampla participação de diversos dirigentes e autoridades responsáveis pela área educacional de todo o país: Ministério da Educação (MEC); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif); e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Foram destaques das discussões, no âmbito desse Comitê, as tratativas empreendidas a respeito do cronograma do Enem 2020, ocasião em que já se demonstrou abertura para nova alteração da data de aplicação das provas, tão logo o cenário fique mais definido, o que se reafirma na presente Nota.
Assim, reitera-se, a ação de divulgação das datas atuais baseou-se na importância de a sociedade ter conhecimento e segurança sobre a realização do Enem, além de possibilitar a superação de diversas fases preparatórias à efetiva aplicação do exame. A fixação de uma data não a torna imutável, ainda mais no atual momento. Ocorre que os diversos fatores que influenciarão na potencial alteração do calendário originalmente estabelecido ainda continuam incertos, em imprevisibilidade que obsta qualquer modificação neste momento, já que, como é de conhecimento geral, ainda estamos enfrentando a situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19.
Frisa-se que para se chegar à execução do Enem é preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do Exame, tornando fundamental a publicação dos editais do Enem 2020 de modo a garantir à sociedade que o seu direito ao acesso ao Exame anualmente seja preservado e para que seja dado início, pelo Inep, à preparação e viabilidade de execução desta edição do Enem, uma vez superado o atual cenário.
O MEC e o Inep entendem que o Enem é uma das políticas públicas de educação mais importantes, motivo pelo qual está buscando garantir a execução adequada, não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira.
Assim, o MEC e o Inep reforçam possuir um diálogo sempre aberto junto às mais diversas entidades e à sociedade em geral, destacando que todas as sugestões e críticas apresentadas são importantes para o aprimoramento de suas atividades e que cada uma delas será avaliada e discutida, sempre buscando o que seja melhor para a educação brasileira.
https://enem.inep.gov.br/